sábado, 16 de agosto de 2008

Trans-Sib #2 Helsínquia-S.Peterburgo

Alvorada bem cedo (06H00), e uma caminhada debaixo de uma chuva 'molha parvos' até à estação de comboios. Ainda tivemos tempo para um pequeno-almoço rápido na estação e entrámos no Sibelius que partiu pontual às 07H23!


O Sibelius que nos levou de Helsínquia até S. Petersburgo!

Uma viagem calma, com poucas paragens até à fronteira... e mais um stress, o 'imigration card' está todo em cirílico! Os 'picas' finlandeses lá ajudaram!
Chegada a Kouvola, posto fronteiriço finlandês... easy! Tudo muito rápido! Depois foi a vez dos russo recolherem os passaportes de todos os passageiros, juntamente com o cartão que cada um preencheu e desaparecerem! Um compasso de espera e retomámos viagem! Os 'picas' devolveram-nos os passaportes, já com um carimbo no visto e metade do cartão da imigração. Já tenho os primeiros rublos, parecem notas do monopólio! Primeira impressão em terras russas... tudo muito escuro, sujo e enorme!


Os primeiros rublos trocados no comboio...

S. Petersburgo. Choveu praticamente o dia inteiro!
Depois de uma primeira aventura no metro da cidade (não se entende nada), lá conseguimos chegar ao local onde tinhamos que levantar os bilhetes para Moscovo e para Irkutsk. Uma (suposta) agência de viagem, onde ninguém fala inglês! Ainda voltei atrás para pedir um mapa (karta) da cidade e foram mostrar-me um mapa enorme que estava afixado na parede! Será que estavam a pensar que eu conseguiria decorar aquilo tudo?


No metro de S. Petersburgo (é proibido tirar fotografias!)

Passagem pela estação de comboios para depositar as mochilas grandes e ficarmos mais leves para um pequeno passeio pela cidade.
Optámos por um 'citytour' num daqueles autocarros típicos... sem tecto no piso de cima! Tudo completamente encharcado e até tinhamos 'cascatas' a descerem pelas escadas! Hora e meia a percorrer a cidade. Finalmente parou de chover mas o céu continua cinzento!


Pronto para um citytour cinzento e molhado!

Parece que todas as noivas escolheram o dia de hoje para casar! Devemos ter contado pelo menos umas 20 a pé ou de carro (Hummer tipo limousine de New York)! Tudo louco nesta terra! Passámos pela Catedral Kazan, pela Igreja do Sangue Derramado, pela Catedral de S. Isac, atravessámos o rio Neva, fomos ao Forte de Pedro e Paulo... enfim, uma volta completa pelos locais mais turísticos da cidade. Parámos junto ao rio, ao lado do navio 'Aurora', onde um velho que imitava o Lenin pediu-me 100 rublos para poder tirar-lhe uma foto! Pois sim, o pai já vem...



A Igreja do Sangue Derramado; Pormenor da entrada; a mesma igreja; Fortaleza de Pedro e Paulo (ilha Zayachy)

Jantar num restaurante russo, com empregados vestidos a rigor, músicos e uma cantora que não paráva de cantar! Foi o primeiro momento para experimentar a gastronomia russa... borsh (sopa de beterraba) e galinha Kiev! Para rematar, um gelado com molho de frutos vermelhos!


A famosa (e saborosa) borsh!


Galinha Kiev ou arte decorativa?

Ainda tivemos tempo para uma passagem pelo cibercafé Max para blogar (o que está no final deste post), mesmo sem acentos!
E lá fomos nós, a correr para a estação, recolher as mochilas do depósito, e saltámos para o comboio #003 com destino a Moscovo!
A noite toda em viagem! A chegada está prevista para as 08H00 (locais)... aqui anda tudo a horas (recebem compensações por chegar a horas... ao minuto, nem mais tarde, nem mais cedo).



Agora sem acentos e sem traducao... fica para depois! Estamos em S. Peterburgo e temos um comboio para apanhar dentro de 1h15... mas fica aqui mesmo ao lado. Muito rapido... nao nos perderam a bagagem, a noite em Helsinquia foi fantastica, jantamos crepes a moda do Juka e lagostins de agua doce acompanhados de vinho branco, ja temos os bilhetes para Moscovo e para Irkutsk, deixamos a bagagem mais pesada na estacao onde vamos apanhar o comboio para Moscovo. A viagem para a Russia foi de seis horas (pacifico) e a entrada sem problemas na fronteira. Ainda nao registamos os vistos, talvez na segunda-feira! As fotos ficam para depois, aqui nao temos acesso a USB! Chuva em S. Petersburgo... muita chuva durante a manha e inicio da tarde, melhorou no final e durante a noite. O metro e algo de estranho, nao se entende nada e quem se lembrar de pedir ajuda e bom que saiba russo, eles respondem sempre, em RUSSO! Agora vamos ter a primeira noite no comboio, ate Moscovo, onde chegaremos por volta das 08H00. E vamos ter transfer para o apartamento... pelo menos somos poupados ao primeiro impacto do metro moscovita! E por agora e tudo... espero dar noticias amanha ou na segunda, e se possivel, com fotos para dar cor! Ate logo...
(escrito no próprio dia 16 de Agostode 2008, no cibercafé Max em S. Petersburgo)