segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Trans-Sib #4 Moscovo-Irkutsk

Alvorada por volta das 09H00... o resto do grupo preguiçou e levantou-se lá para as 11h00!
E toca a despachar rápido porque temos que libertar o apartamento às 12H00... enfim, foi um dia sempre a correr e que só terminou por volta da meia-noite, já no comboio para Irkutsk! Mas já lá chegamos!
Primeira experiência no famoso metro de Moscovo. Das duas uma, ou já estamos tão fartos desta cidade (entenda-se moscovitas), ou afinal as estações de metro não são nada de especial! Ok, têm chãos de mármore e enormes candeeiros suspensos, que mais fazem lembrar os salões de baile do Palácio de Queluz! Deve ser do cansaço!

Estação de metro em Moscovo... até parece o Palácio de Queluz!

Não se entende nada, está tudo em cirílico e nem o mapa com cirílico e inglês ajudam, isto porque, mais uma vez, os moscovitas apenas falam em russo e nem entendem os mapas em inglês! Isto já para não falar daqueles que pura e simplesmente se recusam a falar e viram-nos as costas! Mas felizmente ainda vão aparecendo alguns que sorriem, outros que falam um inglês perfeito, como aquela senhora simpática que devia ser professora de inglês, ou o jovem polícia que começou a rir quando lhe perguntámos uma direcção!
Primeira prioridade, deixar as mochilas grandes no depósito de bagagem da estação de comboio de Yaroslavskaya onde voltaremos mais logo. Já estavamos treinados de situação idêntica em S. Petersburgo, portanto, foi fácil...
Segunda prioridade, ir buscar os restantes bilhetes de comboio (Ulaanbaatar e Pequim) ao Hotel Cosmos. Desta vez encontrámos uma simpática jovem moscovita que até nos acompanhou perto do hotel! E lá fomos nós... Tentámos obter o registo dos vistos no hotel, junto do Intourist Office (a antiga agência de turismo governamental soviética), mas sem sucesso! Ainda nos disseram que poderiamos ter problemas se não tivessemos os vistos registados! Obrigado, isso sabiamos nós! Enfim, estes episódios repetiram-se por várias vezes e em diversos locais, sempre sem sucesso! Por fim indicaram-nos o serviço da polícia (que ficava perto do apartamento!) mas chegámos tarde e já estava fechado! Conclusão, uma tarde perdida em busca de algo se mais tarde se provou ser desnecessária! Decidimos tentar a nossa sorte (e melhor compreensão) em Irkutsk.
Terceira prioridade, encontrar um cibercafé para actualizar o blog... mais uma vez batemos com o nariz na parede! O raio do guia da LonelyPlanet já está mais que desactualizado! Cansados de andar de um lado para o outro, optámos por entrar num centro comercial (subterrâneo) que fica junto ao Kremlin, o Okhotny Ryad, onde também havia um cibercafé... havia, mas já não há! Paciência, tentamos em Irkutsk! Por agora ficamos mesmo por aqui, sentadinhos a tomar uma bebida fresca... pivo (cerveja) enquanto fazemos tempo para voltar à estação de comboio.

Não me perguntem o que faz uma estátua do Charles de Gualle em Moscovo (estava no Hotel Cosmos); Steve Harris dos Iron Maiden (é verdade andávamos sempre a encontrar o gajo na rua!); mais uma igreja ortodoxa; no interior do Okhotny Ryad.

É quase uma da manhã e entrámos no comboio #010 BAIKAL às 23H00... mais uma vez a pontualidade russa, às 23H25 estavamos a partir! O calor é insuportável, na rua estão 29ºC, mas cá dentro deve passar os 35ºC! Todos procuram arrumar-se nos respectivos compartimentos. Como somos quatro temos um compartimento para nós, mas nem por isso se torna mais fácil de nos acomodarmos. O calor dificulta ainda mais esta tarefa e o suor corre pela testa! O ar condicionado só funciona quando o comboio parte, portanto, foram 30 minutos de sauna (será uma banya russa?). E as casas de banho também já estão abertas! Começa a dança...

O comboio #010 BAIKAL... a nossa casa durante 4 dias!

Quentinho... 29ºC às 23H15 (temperatura exterior)!

A partir daqui vão ser 4 dias numa rotina que promete... paisagens descomunais, leitura, música, comer, dormir, travar conhecimento com os outros passageiros... enfim, experimentar verdadeiramente o espírito do Trans-Siberiano!

Mais um dia na capital e ainda não consegui ir a um ciber café!
Hoje partimos para Irkutsk, na Sibéria, por volta das 23H25.
Menos calor, mas a humidade está cá!
Um dia praticamente perdido em busca dos registos dos vistos! Simplesmente arrogantes...

(escrito novamente na PSP, no apartamento, no próprio dia 18 de Agosto de 2008)