quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Trans-Sib #20 A Grande Muralha

Um dia fantástico e cheio de aventuras!
A manhã foi dedicada a visitar a Grande Muralha, ou melhor, uma parte dela, perto de Badaling, que fica a cerca de 70 km da capital chinesa!
Recorrendo a mais uns escritos em chinês (modalidade mais que comprovada e recomendada a quem se proponha andar por estes lados) lá apanhámos um táxi para o terminal dos autocarros. Ou era muito simples ou estamos mesmo a ficar prós nestas andanças! Entrámos no autocarro, e só depois é que nos perguntámos se seria suposto comprar bilhetes antes! Não era necessário, pois existem 'picas' que vendem os bilhetes a bordo!
Uma hora é o tempo que leva desde o centro de Pequim (perto de Deshengmen Qiao) até Badaling, através da Badaling Expressway, uma via rápida que atravessa a zona norte da cidade e arredores. O tempo manteve-se sempre cinzento, mas nem por isso os ânimos acalmaram. Não é todos os dias que se visita uma das 7 Maravilhas do Mundo! Por isso, até podia estar a chover que a excitação não seria menor! Não vou nem tentar descrever o que vimos... ficam as imagens!

A perder de vista... e não é devido ao nevoeiro!

As fotos da praxe: na intermnável subida; uma perspectiva; sobe, sobe...; uma torre de vigia.

As pedras estão pejadas de inscrições do tipo "Mingau esteve aqui" ou "Wang ama Fu".

A parte da tarde foi ocupada entre compras (as meninas) e a actualização dos blogs (os meninos). Pela primeira vez foi-nos pedida a identificação e ficou tudo registado (e possivelmente gravados todos os acessos que fizemos na net... Chinese Big Brother is Watching You!).
A noite foi reservada para o tão famoso Pato à Pequim, que na verdade se chama Pato Lacado, devido à capa caramelizada que tem! A reserva estava feita desta a noite passada, em mais uma fantástica tentativa de comunicação (por telefone). A primeira aventura foi o transporte do apartamento até ao restaurante! Táxi... a melhor opcção (ou talvez não!). A técnica consiste em ter tudo escrito em chinês (pedir de preferência a um chinês) e depois mostrar ao motorista! A primeira viagem levou-nos a um restaurante que segundo informações locais, estava fechado havia algum tempo! Portanto, teria que ser o outro com o mesmo nome (uma cadeia de restaurantes?). O problema era saber exactamente onde estavamos. Nada como perguntar a um polícia que com os Jogos Olímpicos até aprenderam inglês! Pois... eu também aprendi russo, mongol e chinês, é pena é não chegar para comunicar! Numa nova tentativa, o taxista mostrou-se logo conhecedor do local! Com a ânsia de lá chegarmos nem reparámos que o fulano não iniciou o taximetro! Ou seja, pagas o que ele te pedir no final! Ao fim de 15 minutos e algumas voltas, estavamos frente ao restaurante! Seria? Com esta brincadeira pagámos 60 yuans (a média que tinhamos pago até agora andava pelos 20 yuans!).
Entrámos! Pelo menos o nome era o mesmo, e na recepção as empregadas confirmaram ser aquele restaurante... mas nada de reserva! Quatro lugares? Claro! As salas eram tantas que não haveria problemas com lugares vagos! E assim lá fomos encaminhados para uma mesa, no meio de uma sala enorme, com empregadas a andar de um lado para o outro!
O Pato Lacado é quase uma instituição neste país, e cada pato que é servido vem com um certificado do 'número de série' desde a data em que o restaurante foi criado, 1864! E toda a preparação é como que uma representação, bem encenada e cheia de pequenos pormenores! Até o atestar do búle do chá é só por si uma arte...
E por fim, o saborear de algo que não tem igual!

Pronto a servir...

Delicioso!

O final da noite reservava uma surpresa! Finalmente encontrámos o tão falado mercado de comida que o João andava a falar! Afinal, não era mais do que o mercado nocturno de Donghuamen onde se podiam encontrar barraquinhas com os mais variados acepipes exóticos! Desde as normais espetadas de choco ou camarão, até aos escorpiões, casúlos de mariposas, centopeias e cobra!

É à escolha do freguês!

Estava na fase do saborear o primeiro... primeiro estranha-se e depois entranha-se!

E como o prometido é devido, fui à aventura e escolhi uma espetada de cinco casúlos, bem estaladiços e muito saborosos! Até o Doutor me acompanhou...
Depois fui comer uma banana frita e fiquei enjoado! Já não consegui provar o escorpião! Será que já não estava habituado a comida normal?

Hoje acordamos mais cedo para aproveitar a temperatura mais fresca da manha na visita a Grande Muralha. Optamos pela seccao de Badaling, um dos locais mais preservados (e tambem mais turistico e comercial), que fica a cerca de 70 km de Pequim. O dia acordou cinzento com uma neblina baixa (mais fresco mas para as fotografias e pessimo!).
Apanhamos um taxi a porta dos apartamentos para o terminal de autocarros (gracas aos papeis escritos em chines que vamos pedindo na recepcao). A viagem de autocarro dura cerca de uma hora e custa apenas 12 yuans. Um autocarro cheio de chineses e ate uma guia que insistia em descrever em chines qualquer coisa sobre Balading (foi a unica coisa que entendemos).
A Grande Muralha e BRUTAL! E apenas percorremos uma (pequena) parte desta seccao! O tempo manteve-se sempre encoberto enquanto por la permanecemos, e somente quando decidimos regressar e que comecou a abrir (o costume, portanto!). O regresso foi novamente de autocarro, que segundo parece so existe de 2 em 2 horas!
A parte da tarde foi para compras e para encontrar um ciber cafe... este de onde vos escrevo. Ja sei... "venham as fotos!" Prometo que assim que possivel estarao disponiveis!
Esta noite espera-nos o famoso Pato a Pequim!

(escrito num cibercafé, perto do apartamento, em Pequim, no dia 2 de Setembro de 2008)