sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Trans-Sib #15 Buuveit Camp (Gorki-Terelj Park)

Metido o dia todo no ger!
Lá fora chove sem parar. O passeio a cavalo foi cancelado e estamos sem programa! É frustrante estar metido no ger e não aproveitar a nossa estadia no Terelj!
É quase meio-dia e aguardamos pelo almoço (só às 13H00). Ontem foi dia de pastéis ao jantar... falta o airag! Acho que vou ter mesmo que pedir!



Uma camela 'derreada'; a porta de um ger; à espera que a chuva pare; no interior do ger-restaurante!

Esta noite foi muito fria! Por volta das 04H30 acordei e não conseguia voltar a adormecer. Tive que vestir uma sweat-shirt e meter o buff na cabeça! Bem dito buff...
O ger mete água por baixo e tenho o cobertor ensopado na parte que estava junto ao chão (uma placa de cimento!).
O dia inteiro a chover e só parou ao início da tarde. O céu começou a limpar!
Novamente um jantar mongol! Desta vez foram servidos os pastéis de carne cozidos no vapor, mas nada de airag! Ainda perguntei mas não sabiam o que era!!!
Um passeio rápido para aquecer antes de nos deitarmos. Quando voltámos já tinhamos novo carregamento de lenha e o fogão a 'bombar'! Aproveitei para ler um pouco (à luz do frontal) e adormeci embalado com o crepitar da lenha e aconchegado pelo calor do fogão. Lá fora o céu estrelado prometia um amanhecer fantástico...



O dia seguinte amanheceu cinzento e completamente molhado! Continuava a chover... Ninguem estava com vontade de ir passear a cavalo, durante 4 horas... ainda para mais os cavalos sao semi-selvagens e ninguem estava muito a vontade! Optamos por cancelar o passeio e ficar pelo campo.
Choveu o dia todo, ainda tentei dar uma volta por perto mas voltei para tras! Passamos o tempo dentro do ger ou no bar/restaurante, a escrever nos diarios, a ler ou simplesmente a aquecermo-nos!
Depois do jantar com os pasteis de carne, mas desta vez cozidos no vapor (very typical), demos um pequeno passeio para aquecer o corpo antes de nos metermos na cama. Novo abastecimento de lenha e o fogao a 'bombar'... o calor e tanto que e impossivel estar perto do fogao, mas dura pouco tempo pois a lenha de pinheiro arde muito depressa! Novamente por volta das 04H00 acordei incomodado com o frio (e estava dentro do saco-cama por dentro da cama com endredon e cobertor!). E novamente tivemos a visita dos nossos amigos mongois para nos abastecerem de lenha e acenderem o fogao.
(escrito no Mongolian Steppes Hostel, no dia 30 de Setembro de 2008)