Partida do aeroporto da Portela (Lisboa) por volta das 08H30 com destino a Hesínquia, via Londres. Estava previsto sairmos de Londres às 12H30 mas o vôo atrasou-se meia hora! Pontualidade britânica?
Chegámos a Helsínquia por volta das 14H30 (hora de Lisboa), sem perda de malas nem qualquer problema! O primeiro receio estava ultrapassado e perdida a necessidade (mas não a oportunidade!) de fazer compras pelo caminho!
Autocarro do aeroporto para o centro de Helsínquia, perto da estação central de comboios onde iremos apanhar o comboio amanhã bem cedo (07H30).
O Juka estava à nossa espera para nos levar para casa, mas ainda consegui reconhecer o caminho da estação até casa dele!
Deixámos a bagagem em casa e fomos aproveitar o resto de luz para ver alguma coisa da cidade. Embora já cá tenha estado, os meus companheiros de viagem são estreantes por estas bandas e acabei por servir de guia turístico! Fizemos uma visita do tipo 'concentrado' com passagem pela Catedral, pela praça principal onde fica a estação de comboios, fomos até ao porto e ao mercado.
Pormenor da torre do relógio da estação central de comboios; Catedral de Helsínquia; centro da cidade; junto ao porto.
Igreja Ortodoxa; Porto de Helsínquia; Veleiros no Porto de Helsínquia; Ferry Thor a chegar.
Já em casa foi-nos oferecido um jantar tipicamente finlandês, cozinhado pelo Juka, crepes de carne picada com cogumelos (apanhados na ilha deles... onde já dormi uma noite!), e uma travessa enorme cheia de lagostins de água doce, com dill (funcho) e maionese, tudo acompanhado com vinho branco... italiano! Primeira falta grave, esquecemo-nos de trazer um bom vinho verde!
Chegada a hora de dormir foi a 'tourada'! Acabámos por ficar no quarto das crianças, uns pelo chão e outros tentando caber numa cama minúscula... e brinquedos por todo o lado!
Obrigado Juka pelo acolhimento e pelo fantástico jantar!