Um dia em cheio!
A manhã foi ocupada na Cidade Proibida! Lugar fantástico e místico! Mesmo de filme... tenho que rever "O Último Imperador" assim que chegar a Portugal! São cerca de 800 edifícios e 9999,5 salas (é verdade, meia sala, isto porque é o número que mais se aproxima do número de salas do Palácio dos Deuses!). E tudo isto no meio de jardins fabulosos!
Só para relembrar...
O calor, para variar, era mais que muito e, juntamente com a humidade, tornava-se quase insuportável andar na rua! A venda de água engarragada é por todo o lado, e aqueles gajinhos aproveitam-se mesmo dos turístas para ver se vendem mais alguma coisa! Pedi uma garrafa das pequenas que custava 5 yuans e paguei com uma nota de 100 yuans. O homem passou-me logo para a mão um livro sobre a Cidade Proibida, juntamente com mais um sobre Pequim! Olhei para o preço... 65 yuans! "Búyào, xièxie!", ou seja, "não quero nada disso, obrigado!", e trouxe apenas a garrafa (e o respectivo troco, claro!).
Todo o recinto está preservado e a manutenção é constante! Gostei particularmente dos Jardins Imperiais e de um pequeno edifício no cimo de um amontoado de rochas, para onde o Imperador levava as concubinas para contemplar a Lua! A Lua? E levava as concubinas? Estranho! Enfim, devia ser quando era criança, ainda não sabia brincar!
A entrada para a Cidade Proibida - Wu men
O Portão da Harmonia Suprema - Taihe men
São tantos que perdemos a conta... o Portão da Amabilidade - Xihe men (será?)
Pormenor de um dos edifícios recentemente recuperados no interior da Cidade
O tal lugar para contemplar a Lua com as concubinas! Pois, pois...
Antes de entrarmos propriamente no Museu Palácio, passámos pela não menos famosa Praça de Tianamen, onde está o Mausoléu do Mao (será que a primeira tem origem na segunda?), e pelo Gate of Heavenly Peace (Portão da Paz Suprema... será?), onde está a imagem do Secretário Mao. Pequim está a mudar o visual dos Jogos Olímpicos para os Para-Olímpicos, e há referências por todo o lado, e claro, Tianamen é o centro dos acontecimentos! Turístas é também por todo o lado, e a maioria continuam a ser chineses! Pudera, são mais que as mães!
Junto ao Front Gate; Para-Olímpicos... por todo o lado; o Monumento aos Heróis do Povo; junto à entrada da Cidade Proibida.
A parte da tarde foi passada em Tiantan Park, onde está o Templo do Paraíso e o Pavilhão das Orações para as Boas Colheitas! Era aqui que o Imperador ia pedir a benção dos Deuses para obter boas colheitas. Mas o parque tem uma outra faceta, a de local de reunião dos locais, quer a jogar, cantar ou dançar.
Uma das entradas em Tiantan com o Pavilhão ao fundo!
O Pavilhão das Orações para as Boas Colheitas (Hall of Prayer for Good Harvests)
Junto à Parede do Eco... eco... eco...
Vista do Altar Circular... sempre à roda, à roda (já estou tonto!)
Encontro de 'tugas'... com pessoal dos para-olímpicos!
E foi aqui, precisamente aqui, que fui presenteado com este medalhão... apenas porque ofereci uma moeda de 2 euros e dois dedos de conversa (bom, pelo menos conseguimos entendermo-nos). Primeiro que eu me lembrasse como se diz Portugal em chinês! Bastava lembrar-me de como se encontra o país... Pútáoyá (葡萄牙)!
O medalhão oferecido em troca de uma moeda de 2 euros!
Uma passagem rápida pelos apartamentos e saída para jantar, depois de termos tentado reservar uma mesa num dos mais afamados restaurantes que servem o Pato à Pequim! Ficou marcado para o dia seguinte. Fomos a um outro perto de casa...
Aqui vao mais novidades dos 'tugas' em terras do oriente! Estou novamente num ciber cafe, mas aqui tambem nao se consegue colocar fotografias!
A chegada a Pequim, no passado dia 1 de Setembro, foi relativamente pacifica! Isto porque apenas tivemos que trocar dinheiro e apanhar um taxi para chegarmos aos apartamentos. Mas nem mesmo com o endereco escrito em chines conseguimos 100% de sucesso! Mas chegamos...
Os apartamentos nao sao mais do que quartos de um hotel sub-alugados! Por isso tem praticamente todas as condicoes de um hotel de 3/4 estrelas!
O resto do primeiro dia foi para fazermos um reconhecimentos pelas redondezas, a zona de Sanlitun, onde se encontram varias embaixadas, entre elas a de Portugal (embora nao a tenhamos encontrado!). Primeira impressao... todas as pessoas sao simpaticas e solicitas! E praticamente em todo o lado os nomes estao tambem escritos em ingles (muitas vezes com traducoes hilariantes). A primeira noite terminou com um jantar num italiano! Para nao estranhar! :-)
Ontem foi um dia em cheio! A temperatura estava perto dos 30, com um ceu limpo e uma humidade que tornava o ar ainda mais pesado!
Aproveitamos o inicio do dia (mais fresco) para irmos ver a Praca de Tianamen e a Cidade Proibida. Nem mesmo num dia de semana deixam de haver multidoes (mas num pais como este multidoes e algo normal!). A praca e, de facto, enorme (ou nao fosse a maior do mundo), e esta cheia de faixas e paineis sobre os Jogos Para-Olimpicos que comecam ja no proximo dia 6!
Depois foi a passagem da praxe pela porta onde esta a imagem do Mao em direccao a Cidade Proibida.
Simplesmente impressionante! Nada que tenha visto se assemelha a este conjunto de mais de 800 edificios... so me lembrava do filme de Bertolucci "O Ultimo Imperador" que quero rever assim que regressar!
Percorrer todos aqueles palacios, jardins, pateos e corredores faz-nos sentir a grandiosidade daquele que governava um dos maiores imperios da antiguidade! Acho que nao conheciam a totalidade da Cidade Proibida! Depois com as fotografias sera mais facil de ilustrar!
O calor apertava e a fome tambem e decidimos dirigirmo-nos para o Parque do Templo do Paraiso. Um parque com cerca de 267 hectares onde se encontra um dos locais mais importantes nas celebracoes dos ritos solenes realizados pelo Filho do Ceu. O Altar Circular e fabuloso! O parque em si e fantastico pois e um local onde as pessoas se reunem para cantar, dancar, jogar ou simplesmente passear. Na nossas deambulacoes pelos jardins, observando as senhoras que cantavam e dancavam e os velhos que jogavam ou tocavam diversos tipos de instrumentos musicais, acabei por conversar (se e que foi realmente uma conversa) com um senhor que tocava qualquer coisa parecida com um violino, e que na tentativa de lhe explicar de onde vinha, mostrou-me uma moeda de um euro e perguntou se tinha mais! Procurei na mochila e encontrei uma moeda de 2 euros que ofereci. Para minha surpresa o senhor ofereceu-me me troca um medalhao em pedra que tinha ao pescoco! Brutal!
Cansados, decidimos voltar para os apartamentos para descansar, tomar um duche e tentar marcar mesa num dos restaurantes mais afamados que servem Pato a Pequim. So serviam ate as 20H00 e com os atrasos de ainda nos perdermos pelas ruas, tivemos que marcar para o dia seguinte. Acabamos por entrar num outro restaurante mais perto (os pes e as pernas ja estavam cansados), e procurar algo no menu que fosse conhecido!
(escrito num cibercafé, perto do apartamento, no próprio dia 2 de Setembro de 2008)