Tudo começou com a coincidência de um sonho e da leitura de uma revista de bordo sobre o Transiberiano. O Rui Buzaco tinha sonhado que me explicava nesse sonho o percurso da viagem e eu tinha acabado de chegar da Suécia e tinha lido um artigo sobre a travessia da Sibéria no Trans-siberian... logo ali ficou decidido que esta era uma experiência que tinhamos que fazer. Nesse mesmo dia comecei a pesquisar na net sobre o assunto...
Entretanto, o Rui tinha referido um livro que era quase como uma 'bíblia' do percurso. Escrito por Bryn Thomas, um filho de África (Zimbabwe) e eterno viajante, o Trans-siberian Handbook, publicado pela TrailBlazer (a sua própria editora de guias para eternos viajantes), é, de facto, uma leitura obrigatória para quem se quer aventurar nesta travessia.
Comprei-o através da Amazone em 2006 e vou já na segunda leitura! É claro que não o li de 'fio a pavio', mas foi quase! É na realidade uma compilação de várias viagens feitas pelo autor e por outros tantos viajantes, que ao longo destas seis edições foram contribuindo com dicas e sugestões a partir da vivência in loco.
Um 'must' para se ler antes, durante e depois...